domingo, 10 de julho de 2011

Autoridades, representantes das entidades classistas da dança e profissionais da dança de salão visitam a exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil"

A inauguração da exposição, dia 1º de julho, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, contou com a presença da presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ, Lourdes Braga, da diretora-secretária do órgão, Denise Acquarone, das comissárias de arte do SPDRJ Stelinha Cardoso e Conceição da Bahia, de representantes da secretaria municipal de educação e de profissionais da dança de salão, dentre outros convidados ao coquetel seguido de música para dançar.

Durante a cerimônia, que teve a cobertura do SBT e da TV Brasil, o pesquisador Marco Antônio Perna colheu depoimentos entre os presentes, especialmente Mário Jorge, famoso dançarino da década de 60, e dois dos ícones da dança de salão da atualidade, Carlinhos de Jesus e Jimmy de Oliveira.  Também foram entrevistados os presidentes das associações classistas da dança de salão, ali presentes: Jaime José, presidente da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do RJ (APDS/RJ) e Luís Florião, presidente da Associação Nacional de Dança de Salão (Andança).  APDS e Andanças, juntamente com o SPDRJ, são apoiadores institucionais do projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão.

Um coquetel foi servido durante a cerimônia de inauguração, que teve uma homenagem especial à falecida mestra Maria Antonietta, primeira-dama da dança de salão carioca: a dançarina Robertinha, aluna da profª Rachel Mesquita e integrante da cia Alvinhos' Dance, fez uma emocionante declamação sobre a vida da mestra.

Após o encerramento da cerimônia, os convidados puderam continuar a degustação no pátio interno do Centro de Artes Calouste, onde foram executadas músicas para dançar, emendando, logo após, com a roda de samba promovida pelo "Butekin do Terreinho".

A inauguração da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" é o marco de lançamento do projeto "I Prêmio Cultura da Dança de Salão", que inclui atividades sócio-cuturais em comemoração ao bicentenário da publicação do primeiro anúncio de aulas de dança no Brasil.  O auge das comemorações será no Baile do Bicentenário, que acontecerá dia 16/07/11, no Helênico A. C., com a entrega do Troféu do Bicentenário.

O projeto "I Prêmio Cultura da Dança de Salão" foi contemplado pela Chamada Pública 019/2010 da Secretaria de Estado de Cultura do RJ e, além do patrocínio da SEC, tem o patrocínio do Jornal Falando de Dança e o apoio das entidades classistas SPDRJ, APDS/RJ, Andanças, além do Helênico A. C., Multiritmos, Revista de História da Biblioteca Nacional, sites Dance a Dois e Momentos de Tango, e apoio cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, através das secretarias municipais de cultura e educação.  Fotos: André Lima.

 A assessora de imprensa do projeto, Juliana Prestes, exibe à equipe de filmagem do SBT o jogo de memória montado com figuras de dançarinos.  O jogo faz parte das atividades interativas da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", com foco no público infantojuvenil da rede municipal de ensino.
 Da esquerda para a direita: João Batista (apoio técnico e orientação pedagógica do projeto), Rachel Vieira (esposa de Carlinhos de Jesus), professores José Jorge e Conceição da Bahia (esta, também comissária de artes do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ), o prof. e coreógrafo Carlinhos de Jesus, profs. Aletheia Hoppe e, agachado, Gustavo Loivos (da Amazonas Dance, de Niterói), Aragão (Jornal Falando de Dança e apoio administrativo do projeto), profª Stelinha Cardoso (também comissária de artes do SPDRJ), Leonor Costa (editora do JFD e curadora da exposição), prof. e coreógrafo Jimmy de Oliveira, prof. Luís Florião (de camisa azul, agachado, também presidente da Associação Nacional de Dança de Salão), prof. Valdeci de Souza (coordenador geral do projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão) e Juliana Prestes (assessora de imprensa do projeto).
 Valdeci de Souza, Jimmy de Oliveira e Taíssa Dallarosa (produtora cultural do projeto).
 Valdeci de Souza discursando, ao lado de Carlinhos de Jesus, que também fez uso da palavra para
elogiar a iniciativa da equipe do projeto.
 Durante a cerimônia de inauguração foi servido um coquetel, seguido de música para dança, no pátio interno do Calouste Gulbenkian, conhecido como "Terreirinho do samba".
 Denise Acquarone (diretora-secretária do SPDRJ), profª Conceição da Bahia (comissária de artes do SPDRJ), Lúcia Matos (promotora), prof. e coreógrafo Jimmy de Oliveira e prof. Zezé Magela observam a declamação feita por Robertinha, em homenagem à falecida mestra Maria Antonietta.
 A dançarina Robertinha agradecendo os aplausos após sua declamação.
 O mestre de cerimônia Zezé Magela fazendo os agradecimentos aos presentes, aos patrocinadores e aos apoiadores do projeto.
 O assessor técnico e orientador pedagógico do projeto, prof. João Batista, e Antônio Aragão (JFD e administrador do projeto) recebendo as profªs. Denise Palha e Márcia Vinchor, da Secretaria Municipal de Educação.
 A chegada de Carlinhos de Jesus e esposa, acompanhados da assessora de imprensa do projeto, Juliana Prestes, e de Antônio Aragão.
 Gravações da TV Brasil: a curadora da exposição, Leonor Costa, concedendo entrevista sobre o projeto.
 Leonor Costa ao lado de Maria Elisa, coordenadora cultural do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, que está subordinado à secretaria municipal de cultura, apoiadora do projeto.
 Alguns dos envolvidos na montagem da exposição: Taíssa Dallarosa (produtora cultural), Glorinha Telles (produtora de eventos, responsável pela decoração interativa da exposição), João Batista (responsável pelo apoio técnico e pela orientação pedagógica aos dinamizadores dos grupos agendados para as visitas guiadas), Juliana Prestes (assessora de imprensa do projeto), Antônio Aragão (apoio administrativo ao projeto), Maria Elisa (C. A. Calouste Gulbenkian) e Leonor Costa (curadora da exposição).
 Leonor Costa ao lado do prof. Jaime José, presidente da Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do RJ (APDS/RJ) e das promoters Marlene Oliver e Marisa Leite (de costas).
 Antônio Aragão e a repórter do SBT.
Carlinhos de Jesus e esposa, Rachel Vieira, não resistiu e posou para fotos no "trono de dom João VI", que faz parte das atividades interativas do projeto, focado no público infantojuvenil da rede pública de ensino.

Cobertura fotográfica de André Lima aqui:

01-07-11 exp 200 anos

Nenhum comentário: