domingo, 12 de junho de 2011

AMANTES DA DANÇA DE SALÃO PREPARAM-SE PARA COMEMORAR OS 200 ANOS DA INTRODUÇÃO DO ENSINO DESSA MODALIDADE DE DANÇA NO PAÍS

(texto do press release remetido à nossa mailing list: ajude-nos a divulgar este marco histórico, copiando e remetendo o texto a seus contatos)

A contagem começou quando o mestre de dança da casa real portuguesa propôs-se a ensinar danças de salão a “qualquer pessoa civilizada” da então capital da colônia portuguesa, iniciando uma febre por aulas, saraus e bailes que construíram a fama de boêmio do carioca.

Em julho deste ano se completará duzentos anos da publicação do primeiro anúncio de aulas de dança de que se tem notícia e os amantes do dois-pra-lá-dois-pra-cá já se preparam para brilhar nas pistas de dança dos bailes que certamente comemorarão a data. Pelos menos dois eventos já estão com datas confirmadas: a exposição “200 anos de dança de salão no Brasil” e o “Baile do Bicentenário”, que abrigará a cerimônia do I Prêmio Cultura da Dança de Salão. Os eventos têm patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura do RJ, e do Jornal Falando de Dança, periódico cultural dirigido ao segmento da dança de salão.

Exposição "200 anos de dança de salão no Brasil"
Com o apoio da Prefeitura da Cidade do RJ, através da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição será inaugurada dia 1º de julho, às 16h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, localizado na Praça Onze, Centro Rio, em coquetel com música ao vivo e presença já confirmada de personalidades da dança carioca, como Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e Jimmy de Oliveira, além de autoridades ligadas à área de cultura, como o deputado federal Alessandro Molon, presidente da comissão de cultura da Câmara dos Deputados, e o vereador Reimont, presidente da comissão de cultura da CMRJ. Após a inauguração, a exposição será aberta ao público, com entrada franca, de 4 a 29/07, de segunda a sexta, das 10 às 19h.
Composta de painéis e objetos tridimensionais, a exposição permitirá ao visitante conhecer um pouco da história dessa manifestação popular recentemente declarada patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro, pela Lei Estadual 5828/2010, desde de sua chegada ao Rio de Janeiro, no início do século XIX, com a corte portuguesa, demonstrando seu crescimento para além dos salões da nobreza, invadindo as casas senhoriais, cafés, cabarés, teatros e clubes sociais, até transformar-se em manifestação cultural com características próprias da nossa terra, como o samba de gafieira, a lambada e o forró. O objetivo é fazer o visitante perceber a importância da dança de salão enquanto movimento cultural, provocando uma reflexão sobre sua influência nas características socioculturais de um povo. Fazem parte da montagem displays de chão (totens) com figuras de dançarinos em trajes de dança, com os quais o visitante poderá fazer par, posando para fotos. Para grupos pré-agendados haverá a possibilidade de visita guiada, projeção de slides com narração e oficinas gratuitas de dança.

Cerimônia de entrega do I Prêmio Cultura da Dança de Salão
A cerimônia acontecerá durante o Baile do Bicentenário, no sábado dia 16 de julho, no Helênico Atlético Clube, no Rio Comprido, e homenageará, com o Troféu do Bicentenário, figuras que direta ou indiretamente contribuíram para que a cultura da dança de salão se mantivesse viva entre nós, como Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e Jimmy de Oliveira. Mestra Maria Antonietta, falecida em 2009, receberá uma homenagem póstuma. Apresentações de dança de salão demonstrarão as várias possibilidades da prática dessa modalidade de dança, como a dança em cadeira de rodas, a dança show e a dança infantil.

Baile do Bicentenário
Coroando a manifestação cultural que representa, a cerimônia de entrega do I Prêmio Cultura da Dança de Salão terá como desfecho um baile de gala no mesmo dia 16 de julho, animado pela Banda Novos Tempos, uma das melhores no repertório de música para dançar, que iniciará a cerimônia às 16h. Para os que chegarem às 14h, na abertura do salão, haverá música mecânica para ouvir e dançar; stands de artigos, DVDs e livros de dança; e parte da exposição dos 200 anos da dança de salão, temporariamente deslocada do Centro Cultural Calouste para o pátio interno do clube. O baile será aberto ao público em geral, com ingressos a preços populares.

Patrocínio e apoio:
O projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, e pelo Jornal Falando de Dança, periódico cultural dirigido ao segmento da dança. Apóiam o projeto a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, representada pelo Centro de Artes Calouste Gulbenkian; as entidades representativas da classe da dança de salão: Sindicato dos Profissionais de Dança do RJ, Associação Nacional de Dança de Salão (Andanças) e Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do RJ (APDS/RJ); e o Helênico Atlético Clube.

Mais detalhes sobre o I Prêmio Cultura da Dança de Salão em:
Rio de Janeiro, 1º de junho de 2011.
Juliana Prestes
Assessora de Imprensa
200 Anos da Dança de Salão
(21) 9381-6918 / 8728-2923

Serviço:
Exposição “200 anos da dança de salão no Brasil”
Centro de Artes Calouste – Rua Benedito Hipólito, 125, Praça Onze, Centro do Rio
De 4 a 29 de julho, de segunda a sexta, das 10 às 19h.
Informações e marcação de visitas de grupos: (21) 2535-2377.

I Prêmio Cultura da Dança de Salão / Baile do Bicentenário
Helênico Atlético Club – Rua Itapiru, 1305, Rio Comprido
Dia 16 de julho, sábado, com abertura às 14h e término do baile às 20h.
Ingresso: R$ 30,00 (promocional antecipado R$ 15,00).
Informações e vendas: 2574-9075 / 7897-7969.

Nenhum comentário: