domingo, 10 de julho de 2011

Em seus primeiros dias de atividade, a exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" já alcançou um público de 300 visitantes, a maior parte estudantes da rede municipal de ensino

Os dinamizadores escalados para ministrar atividades de dança de salão aos grupos agendados para as visitas guiadas à exposição tiveram muito trabalho logo no primeiro dia de visitação, com mais de uma centena de alunos de escolas municipais inscritas, de várias faixas etárias.

À medida que os ônibus escolares iam chegando, a profª municipal aposentada, Marilza Gomes, voluntária do projeto, separava os grupos e os direcionava para a sala de exposição e para os dois locais onde formandos em dança da UFRJ (Projeto Comunidança) e professores da dança cursistas dos CQIDs (Curso de qualificação para instrutores de dança do Sindicato dos Profissionais da Dança do RJ) promoviam oficinas de dança de salão.  No dia 04/07, sexta-feira, os profs. do Studio de Dança Henrique Nascimento (o próprio Henrique e a profª Elaine Novaes), foram os profs. convidados para dar uma mostra de dança de salão às crianças presentes.  Professores, pais de alunos e alunos se divertiram por quase uma hora nessa parte dos trabalhos, enquanto aguardavam a vez de entrar na sala de exposição.

Enquanto isso, na sala de exposição, a curadora da mostra, Leonor Costa, assessorada por estagiários de produção cultural e história, promovia uma visita guiada dos alunos, que incluía tempo de leitura, exposição de slides contando um pouco da história da dança (de forma lúdica e acessível à faixa etária), projeção de clipes de algumas danças de época e brincadeiras interativas que incluíam jogo de memória, pose para fotos e jogo de perguntas e respostas com base nas informações passadas, valendo brindes.  Muito requisitado foi o "trono de dom João VI", tanto por crianças quanto por pais de alunos e professores que acompanhavam os grupos.  Menção especial ao grupo de alunos portadores de deficiência auditiva, que tiveram o auxílio de intérprete na exposição de slides.

A exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" integra o projeto "I Prêmio Cultura da Dança de Salão", que inclui atividades sócio-culturais em comemoração ao bicentenário da publicação do primeiro anúncio de aulas de dança no Brasil. O auge das comemorações será no Baile do Bicentenário, que acontecerá dia 16/07/11, no Helênico A. C., com a entrega do Troféu do Bicentenário.

O projeto "I Prêmio Cultura da Dança de Salão" foi contemplado pela Chamada Pública 019/2010 da Secretaria de Estado de Cultura do RJ e, além do patrocínio da SEC, tem o patrocínio do Jornal Falando de Dança e o apoio das entidades classistas SPDRJ, APDS/RJ, Andanças, além do Helênico A. C., Multiritmos, Revista de História da Biblioteca Nacional, sites Dance a Dois e Momentos de Tango, e apoio cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, através das secretarias municipais de cultura e educação. Fotos: Leonor Costa e Antônio Aragão.
Os grupos das escolas municipais de ensino que estão visitando a exposição pertencem a todas as faixas etárias.  Este, da E. M. Calouste Gulbenkian, ao lado do Centro de Artes de mesmo nome, é composto por pré-adolescentes e adolescentes.
Mesmo os estudantes mais velhos curtiram a projeção de slides e os jogos interativos.
E as professoras acompanhantes também.
Professor e professora acompanhantes em pose com seus alunos.
As aulas de dança foram ministradas por formandos em dança da UFRJ (Projeto Comunidança) e cursistas do CQID do SPDRJ.
Grupo de estudantes posa para fotos com os dinamizadores do Comunidança e do CQID de dança de salão.
Os objetos tridimensionais da exposição ajudaram as crianças a compreenderem a influência da dança de salão do século 19 na formação cultural de nosso povo, como a influência dos trajes e das máscaras dos bailes de máscara do 2º Reinado, no Carnaval carioca.
Mais um grupo posando no "trono de dom João VI" com professores e pais acompanhantes.



Na exposição as crianças podem tocar e até usar alguns objetos, como máscaras, leques, luvas e chapéus, ao mesmo tempo em que são informadas sobre a etiqueta envolvendo esses objetos, nos salões de bailes.
O "vestido de princesa" foi muito disputado para fotos.
A decoração e os objetos nela utilizados foram gentilmente cedidos por Glorinha Telles (produtora do baile "Domingos Dançantes" do Olympico Club) e Amazonas Dance (academia de Niterói).  Glorinha Telles, aliás, foi a responsável composição dos objetos no ambiente da exposição, com destaque para a montagem do trono do rei.
Sapatos, cedidos pela boutique de acessórios de dança da Amazonas Dance, também atraíram a atenção das crianças, sobretudo das meninas.
Mais um acessório cedido por Glorinha Telles para compor o ambiente lúdico da exposição.
Alunos observam a projeção de vídeos de dança de época (minueto, quadrilha francesa e valsa), enquanto houvem a explanação de Leonor Costa sobre a influência dessas danças em nossas danças folchóricas da atualidade.
Érika, do Comunidança, passa uma marcação de dança de salão para alunos da rede pública de ensino.
Ao final das explanações, brincadeiras de perguntas e respostas valendo brindes ajudaram a fixar as informações passadas durante a projeção de slides.
Professores do Comunidança, Marvio e Bruna, liberando as crianças após as oficinas de dança de salão.
Crianças disputam responder primeiro às perguntas, para ganhar os brindes.
Deste ângulo, crianças atentas às explanações de Leonor Costa, sob os olhares de professores e dinamizadores.

Participação especial do prof. Henrique Nascimento, do Studio de Dança Henrique Nascimento, em visita à exposição.
Crianças observam as oficinas de dança, enquanto aguardam a vez de entrar para as atividades.
Crianças participantes das oficinas de dança da exposição.
Prof.ª Márcia, cursista do CQID, ministrando um oficina de dança na praça de alimentação do C. A. Calouste Gulbenkian.  A participação dos cursistas do Curso de Qualificação para Instrutores de Dança, foi estimulada pelo SPDRJ, que promove o curso.
Mudança de sala
Alunos folheam revistas e impressos enquanto aguardam o início da projeção de slides.
Seção leitura
Toda a atenção à tela de projeção, enquanto ouvem as explicações de Leonor Costa.  Ao fundo, professores e alunos da academia Lá na Gafieira, que fica na Barra da Tijuca e veio visitar a exposição.
A concentração das crianças foi surpreendente.
Este grupo, portador de deficiência auditiva...
... contou com a ajuda de professora intérprete para entender o significado dos slides e videos de dança
Leonor Costa, à direita, de blusa marrom, explicando o significado das imagens.

Instrutores do CQID nas oficinas de dança para alunos e professores visitantes.
Em primeiro plano, profª Márcia, do CQID de dança de salão promovido pelo SPDRJ.
Os profs. Leandro Azevedo, Henrique Nascimento e Elaine Novaes, em visita à exposição.
Leandro Azevedo examinando o material disponibilizado gratuitamente, com conteúdo informativo.
Leandro Azevedo e Patrícia Pizzolato, da academia Lá na Gafieira, posando com seus alunos.
Professores de dança cursistas do CQID e voluntários para ministrar as oficinas de dança da exposição.
Adolescente e pré-adolescentes também curtiram a exposição.
Em cima do balcão, exposição da linha de souveniers do projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão, composta por canecas, camisetas, cadernos e agendas.
Oficina de dança ministratada pela estagiária Marcela Brasil, do Comunidança, para as adolescentes em visita à exposição.
Márvio, do Comunidança, explicando movimentos de dança de salão aos rapazes visitantes da exposição.
Grupo brincando no jogo da memória.
Pose para fotos no trono do rei...
... e junto aos displays de Jimmy de Oliveira...
... Jaime Arôxa ...
... e Carlinhos de Jesus

Cobertura completa no álbum hospedado no Picasa:

08-07-11 exp 200 anos

Nenhum comentário: