domingo, 10 de julho de 2011

Pesquisador Marco Antônio Perna divulga seu trabalho na inauguração da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil"

O pesquisador e colunista do Jornal Falando de Dança, Marco Antônio Perna, expôs seus últimos livros sobre a dança de salão brasileira, durante a inauguração da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil". 

A exposição, inaugurada dia 1º de julho de 2011 no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, é o marco de lançamento do projeto "I Prêmio Cultura da Dança de Salão", que reúne atividades comemorativas dos 200 anos da publicação do primeiro anúncio de aulas de dança de que se tem notícias.  Isso aconteceu em 13-07-11, na Gazeta do Rio de Janeiro, e foi feito por Luís Lacombe, mestre de dança da casa real portuguesa, aqui estabelecida desde 1808.  O irmão de Luís Lacombe, o francês Lourenço Lacombe, foi nomeado professor de dança social de dom Pedro II.

Ciente da importância desse marco histórico para a dança de salão, Marco Antônio Perna reuniu uma seleção de artigos de vários autores sobre o tema e, na inauguração, deu entrevista a respeito da obra, que terá pré-lançamento no Baile do Bicentenário, que acontecerá dia 16/07/11, a partir  das 14h, no Helênico A. C., no Rio Comprido.  Depois, a obra será impressa em grande escala e lançada em tarde de autógrafos no encerramento da exposição, dia 29/07, 16h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian.

O projeto "I Prêmio Cultura da Dança de Salão" foi contemplado pela Chamada Pública 019/2010 da Secretaria de Estado de Cultura do RJ e, além do patrocínio da SEC, tem o patrocínio do Jornal Falando de Dança e o apoio das entidades classistas SPDRJ, APDS/RJ, Andanças, além do Helênico A. C., Multiritmos, Revista de História da Biblioteca Nacional, sites Dance a Dois e Momentos de Tango, e apoio cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, através das secretarias municipais de cultura e educação.

 As últimas obras de Marco Antônio Perna ficaram em exibição durante a inauguração da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil"
 Dentre elas, o livro "Samba de Gafieira", em sua versão em inglês.
 O livro "200 anos de dança de salão no Brasil" reunirá uma primeira coletânea organizada por Marco Antônio Perna, sobre o tema, com 18 artigos de autores diversos.
 A produtora cultural do projeto "I Prêmio Cultura da Dança de Salão", Taíssa Dallarosa, garantiu seu exemplar do livro de Perna sobre a história da dança de salão brasileira.
 Da direita para a esquerda, Marco Antônio Perna, profª Denise Palha (coordenadora das atividades de extensividade da Secretaria Municipal de Educação), profª Márcia Vinchor (da equipe de Denise Palha) e Leonor Costa (curadora da exposição).
 Da direita para a esquerda: Marco Antonio Perna, o coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus, Rachel Vieira (esposa de Carlinhos) e, de costas, João Piccoli (sobrinha da falecida mestra Maria Antonietta).
 Marco Antônio Perna autografando seu livro para a repórter da TV Brasil, que fazia a cobertura da inauguração da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil".
 A equipe da TV Brasil fazendo tomadas da exposição.
 Marco Antônio Perna autografando seu livro para o famoso dançarino da década de 60, Mário Jorge, e a esposa deste, dona Iris Neira.
 Marco Antônio Perna em entrevista à repórter da TV Brasil.

Nenhum comentário: