quarta-feira, 27 de julho de 2011

Repercussão na mídia

A exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" e o Baile do Bicentenário foram noticiados na mídia especializada e na grande mídia também.
Outras divulgações:

Já o lançamento do livro "200 anos da dança de salão no Brasil" foi noticiado nos seguintes links:
Outras páginas eletrônicas replicaram trechos das matérias anteriormente citadas ou fizeram postagens especiais sobre o marco histórico do bicentenário:
Como nem tudo são flores, decepcionante foi o editorial do Jornal da Dança nº 143.  Eis alguns trechos do texto, cuja íntegra pode ser conferida AQUI. Ressalte-se que o JD já está no nº 147 (julho) e não foi feita nenhuma menção à exposição no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, apesar de seu editor ter lá comparecido e deixado sua assinatura no livro de visitas.
  • "Há um grupo na cidade do Rio de Janeiro, responsável pela organização das comemorações dos duzentos anos de dança de salão no Brasil" (Esclarecemos aos leitores que não somos responsáveis pela organização de comemorações, apenas apresentamos um projeto cultural como qualquer um poderia ter feito, e fomos contemplados pela SEC/RJ, que custeou uma parte do orçamento.  Isso, aliás, sempre foi dito durante nossa campanha no JFD: que a comunidade da ds apresentasse seus projetos porque os editais estavam abertos e o gancho dos 200 anos era fortíssimo como embasamento histórico).
  • "de que dança de salão estão falando que se comemoram esses duzentos anos no Brasil? Duzentos anos de dança de salão ou duzentos anos de bailes de salão no Brasil" (Esclarecemos nossos leitores que estamos comemorando 200 anos de ensino de dança de salão no Brasil, considerando-se como marco-zero o anúncio de 1811, conforme também diversas vezes publicado no JFD, impresso e virtual, acessível a qualquer pesquisador, sendo que também, por ocasião de nossa primeira reportagem a respeito, encaminhamos a todas as mídias especializadas ofício registrado, acompanhado de cópia do anúncio de 1811, obtido na Biblioteca Nacional, pelo que nos espanta o alegado desconhecimento do editor do JD).
  • "precisamos buscar na história e nos museus folclóricos o início da dança de salão no Brasil" (Esclarecemos nossos leitores que a origem da dança de salão é aristocrática e não folclórica e o que se tem de mais antigo como registro é o anúncio de 1811, embora qualquer cidadão possa 'arregaçar as mangas' e iniciar sua pesquisa, e não ficar só na retórica, questionando quem se propõe a fazer).
  • "Falar dos duzentos anos da dança de salão no Brasil se torna quase impossível quando sequer em duzentos anos foi codificada uma nomenclatura nos salões" (não entendemos em que a falta de uma nomenclatura única inviabiliza o fato de se estar comemorando 200 anos do anúncio de aulas de dança).
  • "há pouco registro histórico... A começar da primeira escola de dança de salão no estado que se tem conhecimento, que segundo a saudosa Maria Antonietta ... foi aluna do professor Moraes na Av. Passos no centro do Rio até hoje não se sabe em que prédio funcionava a escola e os outros alunos que fim tiveram?" (o editor do JD poderia ter consultado o livro "História da dança de salão brasileira", de Marco Antonio Perna, onde está ali publicado um panfleto da Academia Moraes, com endereço, telefone e data de fundação da escola).
  • "Essas dúvidas deveriam e devem estar na pauta das comemorações dos duzentos anos, por que não se comemora duzentos anos apenas com bailes e aulas, mas sim debatendo a história e buscando esclarecê-la cada vez mais aos jovens e aos que ainda estão longe da própria história dos que dizem ser profissionais" (o editor do JD deveria ter visitado a exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil" e conhecido as atividades ali desenvolvidas com estudantes da rede pública de ensino, antes de fazer afirmações desse tipo, mas, não o fazendo, poderia ter ao menos verificado o release de imprensa a ele encaminhado, contendo os detalhes do projeto).
  • E vamos parar por aqui e deixar que os leitores façam sua própria avaliação.

Nenhum comentário: