sábado, 21 de maio de 2011

Sobre a equipe

Valdeci de Souza atua no segmento cultural da dança de salão desde a década de 80, tendo inaugurado sua primeira academia, em Niterói, em 1987. Atualmente possui o Studio de Dança Valdeci de Souza, em Botafogo, Rio de Janeiro. Além de ministrar aulas de dança, Valdeci atua como produtor cultural, realizando eventos de bailados em vários clubes da cidade, tendo sido famosas as domingueiras dançantes promovidas na sede social do Clube Sírio Libanês até 2007, ano em que o clube transferiu-se para a Barra. A partir daí passou a realizar eventos dançantes no Fluminense Football Club e no Helênico Atlético Club. Além de jurado em concursos de dança de salão e ministrante em congressos de dança, Valdeci participa, como ator e dançarino, de espetáculos de dança (como o espetáculo “Tango Glamour”, relizado em 2007 no Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea, RJ), de filmes (“Romance da Empregada”, de Bruno Barreto, e “Si tu vais a Rio”, de Philippe Claire), de novelas (“O Clone”, “América”, “Caminho das Índias”) e minisséries (“Amazonas”). Preside o grupo de dança “Os Mais da Gafieira”, que resgata a essência do samba de gafieira.

Leonor Costa, advogada e jornalista, atua no seguimento desde 2005, foi eleita suplente de delegado para a Pré-Conferência Setorial de Cultura (realizada em 03/2010, em Brasília) e é associada da Andanças (Associação Nacional de Dança de Salão), para a qual colabora como responsável pelo Grupo de Trabalho de Projetos. Em julho de 2009, ajudou a realizar, na UERJ, o I Congresso de Dancesport do RJ. Em março de 2010, participou do GT nomeado pelo Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, Dep. Alessandro Molon, para a elaboração do Progr de Trabalho para a Semana da Dança de Salão/RJ – 2010, evento inserido no calendário cultural do Estado pela Lei 3440/2000. Nos últimos anos, vem aprofundando suas pesquisas nas origens e no desenvolvimento da dança de salão brasileira, a partir das influências políticas, econômicas e socioculturais na população do RJ no início do século XIX, o que originou uma séria de reportagens publicadas no Jornal Falando de Dança e o projeto da exposição dos 200 anos da dança de salão no Brasil.

Antônio Aragão, jornalista e funcionário público aposentado do Ministério das Relações Exteriores da Grécia, tem-se aprofundado nas questões de políticas públicas para a cultura, com foco na dança, tema de seus mais recentes artigos no Jornal Falando de Dança. Ajudou a realizar o I Congresso de Dancesport do RJ (UERJ/2009). Participou e votou na Setorial de Dança que elegeu seus pré-candidatos para disputarem vaga de delegado na I Conferência Municipal de Cultura do RJ (realizada em novembro/2009). Participou da I Pré-Conferência Municipal de Cultura (dezembro/2009) e da II Pré-Conferência Estadual de Cultura (janeiro/2010). Participou e votou na Setorial de Dança do dia 19/02/10, para eleição dos delegados e suplentes que representariam a dança na Pré-Conferência Setorial de Dança, realizada de 07 a 09/03/2010, em Brasília. Como representante da imprensa da dança, participou como observador nas reuniões do GT elaborador do Programa de Trabalho da Semana da Dança de Salão do ERJ (Lei 3440/2000).

João Batista da Silva é prof. de dança de salão e de educação física da rede municipal, com pós-graduação em treinamento desportivo e judô & pedagogo, habilitado em gestão escolar, orientação e educacional e supervisão escolar, com pós-graduação em metodologia do ensino superior. É conselheiro da APDS-RJ (Associação dos Profissionais e Dançarinos de Salão do RJ), foi delegado em N. Iguaçu do SPDRJ (Sindicato dos Profissionais de Dança do RJ) e é filiado à Confederação Brasileira de Dança Esportiva, cujo I Congresso no RJ (UERJ/2009) ajudou a organizar. Votou na Setorial de Dança que elegeu seus pré-candidatos para disputarem vaga de Delegado na I Conferência Municipal de Cultura do RJ. Supervisionou a I Mostra de Dança de Salão de Duque de Caxias no Teatro Raul Cortes (11/2009). Em 03/2010, participou do Grupo Trabalho nomeado pelo Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, Deputado Alessandro Molon, para a elaboração do Programa de Trabalho para a Semana da Dança de Salão do Estado do RJ/2010, evento inserido no calendário cultural do Estado pela Lei 3440/2000. Realizou a I Mostra Infanto-juvenil de Dança de Salão, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian (12/2010).

Taíssa Dallarosa é produtora cultural graduada em produções e políticas públicas culturais pela Faculdade Cândido Mendes, tendo estagiado na Secretaria Estadual de Cultura do RJ, no setor PEC (Plano Estadual de Cultura) e trabalhado na Pré-Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.







Juliana Prestes é jornalista atuante na assessoria de comunicação da Marinha.

Nenhum comentário: