SOBRE O PROJETO
SOBRE A EXPOSIÇÃO
A exposição dos 200 anos da dança de salão no Brasil será o marco de lançamento do Projeto. Em formato compacto, com iconografia do acervo da Biblioteca Nacional e textos didáticos, ela traçará um painel da evolução dessa modalidade de dança no país. O trabalho é de autoria de Leonor Costa, jornalista e pesquisadora, editora do Jornal Falando de Dança, periódico especializado nesse segmento cultural. Leonor Costa vem há cinco anos aprofundando suas pesquisas nas origens e no desenvolvimento da dança de salão brasileira, a partir das influências políticas, econômicas e socioculturais na população do Rio de Janeiro no início do século XIX e, com este trabalho, procura traçar um painel da chegada da dança de salão ao Rio de Janeiro e seu crescimento, extrapolando os salões da corte e invadindo as casas senhoriais, cafés, cabarés, teatros e clubes sociais, transformando-se em manifestação cultural com características próprias da nossa terra, como o samba de gafieira, a lambada e o forró, que, fazendo a trajetória inversa, são hoje dançados mundo afora, levados por nossos professores de dança. Integra a exposição painéis com figuras de dançarinos em trajes típicos, com os quais o público infanto-juvenil poderá interagir. A data de inauguração está prevista para 1º de julho, no Centro de Arte Calouste Gulbenkian, localizado na Praça XI, Centro do Rio de Janeiro.
SOBRE O BAILE E A ENTREGA DO PRÊMIO CULTURA
No dia 16 de julho, será feita a entrega do PRÊMIO CULTURA DA DANÇA DE SALÃO, em um dos mais antigos clubes da capital fluminense, o Helênico Atlético Clube, localizado no bairro do Rio Comprido. O Prêmio será em forma de troféu, especialmente desenhado para a ocasião, tendo, este ano, como tema, o bicentenário da dança de salão no Brasil. Destacando o ano do bicentenário da dança de salão no Brasil, os convidados à cerimônia de premiação assistirão a apresentações de dança de salão; verão a exposição sobre os 200 anos da dança de salão no Brasil, temporariamente remanejada do Centro de Artes Calouste Gulbenkian para a ocasião; e poderão conhecer e/ou adquirir produtos ligadas à dança de salão nos stands dos apoiadores do evento, como acessórios e peças de vestuário, livros, CDs e DVDs de dança. Na ocasião, também será lançada e distribuída gratuitamente uma publicação com informações sobre a edição do 1º PRÊMIO CULTURA DA DANÇA DE SALÃO, contendo a biografia dos homenageados e textos sobre a historicidade da dança de salão. Caracterizando a manifestação cultural que representa, a cerimônia será coroada por um grande baile de gala, animado por uma das melhores bandas de dança de salão da atualidade, a banda Novos Tempos.
A primeira edição do PRÊMIO CULTURA DA DANÇA DE SALÃO marcará os eventos comemorativos dos 200 anos da dança de salão no Brasil, que estão sendo planejados dentro desse segmento cultural, numa rara oportunidade de fomentar essa arte e valorizar iniciativas que articulam cultura e inserção social no campo das artes, especialmente desta, que é PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, conforme Lei Estadual 5828/2010.
FICHA TÉCNICA DO
I PRÊMIO CULTURA DA DANÇA DE SALÃO
C O O R D E N A D O R D O P R O J E T O:
Valdeci de Souza
C O N C E P Ç Ã O E P E S Q U I S A:
Leonor Costa
A P O I O A D M I N I S T R A T I V O:
Antônio Aragão
A P O I O T É C N I C O:
João Batista da Silva
P R O D U T O R A C U L T U R A L:
Taíssa Dallarosa
D U R A Ç Ã O:
30 dias (incluindo a exposição do bicentenário)
Nenhum comentário:
Postar um comentário