sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Veja aqui todas as coberturas fotográficas do projeto!

Para acessar diretamente as fotos, é só clicar nas imagens (acesso aos álbuns no Picasa)

Já em contagem regressiva para o início de sua itinerância pela zona oeste (ficará de 22 a 27/08 no salão nobre do Bangu A. C.), a exposição dos 200 anos recebeu, pela manhã do dia 15/08, a visita de grupo de professores e integrantes de projeto de atendimento da população em situação de risco (CREAS POP Bárbara Calazans, ligado à Prefeitura do RJ). O professor convidado para ministrar noções de ds naquele dia foi nosso vice-campeão nacional de forró 2011, Marquinhos do Forró, que não só passou passos básicos do ritmo, mas deu uma aula sobre a história do forró a partir de Luiz Gonzaga.

Dia 12/08, sexta-feira, foi agitadíssimo na exposição dos 200 anos da ds, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze. Pela manhã, houve aulas de história da ds e oficina de dança com o prof. Marquinhos do Forró, vice-campeão nacional de forró e professor convidado da exposição. Ele atendeu às crianças da E. M. Tia Ciata. De tarde, após as aulas de história, a oficina de dança ficou a cargo do prof. convidado Henrique Nascimento e da profª Elaine Novaes. Eles atenderam a duas turmas vindas do município de Mesquita. Vejam ao final alguns clipes das aulas.
Dia 11/08 a exposição dos 200 anos de ds fechou às 22h. O horário noturno foi para atender mais de sessenta alunos do PEJA (Programa de Ensino para Jovens e Adultos), encaminhados pela secretaria municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro. Eles tiveram aula de história da ds ministrada por Leonor Costa, curadora da exposição, e oficinas de ds, com o professor convidado Caio Monatte.

Dia 11/08 à tarde a visitação da exposição 200 anos de ds foi reforçada pelos convidados do evento que acontecia no "terreirinho" do Calouste: a comemoração do aniversário do secretário municipal de cultura da cidade do RJ. Nas fotos, Aragão com Khalil e com Diana de Rose, coordenadora de dança da secretaria municipal de cultura.

Dia 29/07, conforme anunciado, foi a tarde de autógrafo do livro organizado por Marco Antônio Perna, uma coletânea sob título "200 anos de dança de salão no Brasil", de diversos autores, dos quais boa parte compareceu para o evento. Também compareceram três veterenos da antigas gafieiras cariocas, Mário Jorge, Gilson Cruz e Ana Maria de Jesus, tema da coluna "Personagens da nossa história" da edição de agosto do JFD. Eles receberam moções e medallhas do Bicentenário e elogios de Carlinhos de Jesus, que atestou a virtuose do grupo Os Reis da Gafieira. Carlinhos, aliás, recebeu ali seu Troféu do Bicentenário, que não lhe pôde ser entregue no dia do baile, pois estava viajando. Autografando os livros estavam os autores Leonor Costa, Myriam Martinez, Rachel Mesquita, Tereza Drummond, Alípio Paiva, João Batista, Jaime José, Ney Homero e Marco Antônio Perna. O Jornal Extra fez a cobertura do evento e dedicou página inteira de sua edição de domingo, dia 31/07/11

Caravanas de outros municípios, profissionais vindos de outros estados, representantes do poder público municipal, estadual e federal, pista cheia com a animação da Novos Tempos, homenagens, desfiles, apresentações, visita à exposição dos 200 anos e buffet de chá - e a execução solene do hino nacional brasileiro. Precisa falar mais sobre o sucesso do Baile do Bicentenário? O evento, dia 16/07, coroou o projeto I Prêmio Cultura da Dança de Salão, patrocinado pela Secr. de Cultura do RJ e pelo JFD. Para quem não foi, agora só daqui a cem anos.

Fotos e clipes do 15º dia da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", instalada temporariamente no salão de eventos do Helênico Atlético Clube (permanecerá ali de 14 a 23/07, quando retornará para o Calouste Gulbenkian). Como nos demais dias, a exposição recebeu a visitação de várias escolas da rede pública de ensino, que acompanharam a aula de história e participaram das oficinas de dança ministradas por professores do Comunidança (UFRJ) e do CQID (SPDRJ).

Fotos e clipes do 14º dia da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", instalada temporariamente no salão de eventos do Helênico Atlético Clube (permanecerá ali de 14 a 23/07, quando retornará para o Calouste Gulbenkian). Como nos demais dias, a exposição recebeu a visitação de várias escolas da rede pública de ensino, que acompanharam a aula de história e participaram das oficinas de dança ministradas por professores do Comunidança (UFRJ) e do CQID (SPDRJ).

Registro fotográfico das atividades interativas da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", dia 13/07, com aula de história da curadora da exposição, Leonor Costa (editora do JFD), e oficinas de dança com professores do projeto Comunidança (UFRJ) e do CQID (SPDRJ).

Registro das atividades interativas da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", dia 12/07. A exposição está instalada no Centro de Artes Calouste Gulbenkian e, através de parceria com a secretaria municipal de educação, tem recebido várias escolas da rede pública de ensino, cujos alunos participam de aulas de história ministradas por Leonor Costa, curadora da exposição, e oficinas de dança com professores do projeto Comunidança (UFRJ) e do CQID (SPDRJ).

Registro das atividades interativas da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", que recebe alunos da rede pública de ensino, em parceria com a secretaria municipal de ensino. Nas fotos, do dia 11/09, a recepção aos alunos, feita pela estagiária de produção cultural da Uff, Nalini, as aulas de história ministradas pela curadora da exposição, Leonor Costa, e as oficinas de dança, ministradas por professores do projeto Comunidança (UFRJ) pela manhã e, à tarde, pelos professores e bolsistas da Amazonas Dance, academia de Niterói dirigida por Aletheia Hoppe e Gustavo Loivos.

Registro fotográfico das atividades interativas da exposição dos 200 anos, no dia 08/07, com projeção de slides e aula de história da dança de salão no Brasil, com Leonor Costa, e oficinas gratuitas de dança com instrutores do projeto Comunidança (curso de bacharelado em dança da UFRJ) e do CQID (curso de qualificação profissional do sindicato dos prof. de dança do RJ).

Em cobertura fotográfica de André Lima, coquetel de inauguração da exposição "200 anos de ensino de dança de salão no Brasil", dia 1º/07, no C. A. Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, atrás do Terreirão do Samba (Rua Benedito Hipólito 250). O evento, que contou com a presença de Carlinhos de Jesus, Jimmy de Oliveira e os representantes das entidades classistas da dança, teve a cobertura do SBT (cuja reportagem passou no noticiário da mesma noite) e da Tv Brasil (reportagem foi ao ar na segunda-feira seguinte e já está postada no site do JFD e na página
http://premioculturadadancadesalao.blogspot.com). A dançarina Robertinha, aluna da profª Rachel Mesquita, fez uma emocionante declamação contando um pouco da vida de Maria Antonietta, em homenagem póstuma à mestra e o pesquisador Marco Antonio Perna deu entrevistas e autógrafos, anunciando o lançamento oficial da coletânea "200 anos de dança de salão no Brasil" no último dia da exposição, em tarde de autógrafos marcada para 29/07, sexta, 16h.

Registro de algumas fases da pré-produção do I Prêmio Cultura da Dança de Salão: orientação pedagógica aos instrutores de dança do projeto Comunidança (UFRJ), feita por João Batista, para as dinâmicas de grupo da exposição; reunião com os estagiários do projeto, no local da montagem; reunião com a assessora de imprensa, Juliana Prestes; reunião com o mestre de cerimônia Zezé Magela; reunião entre Aragão e Valdeci de Souza (coordenação/administração do projeto); reunião entre Aragão e Jorge do Terreirinho do Calouste, para o coquetel de lançamento da exposição; montagem da exposição no Calouste, primeira fase (primeira quinzena de julho/2011) e segunda fase (após o baile do bicentenário, quando a exposição retornou do seu remanejamento temporário no Helênico A. C.).

Nenhum comentário: